Hoje decidi abordar um assunto do qual diversos pacientes levam ao meu consultório: é possível retornar à prática de atividades físicas no pós-operatório?
A resposta é: sim! Mesmo com a prótese, o paciente pode retomar a sua rotina de exercícios desde que tenha realizado uma avaliação (minuciosa e precisa) de sua condição clínica com um profissional e seja liberado para tal.
Inicialmente, este retorno deve ocorrer de forma gradual, dando foco em exercícios leves, que não forcem a prótese e possam lhe garantir resultados positivos (natação, musculação, caminhada e yoga).
Além disto, não devemos nos esquecer que os exercícios devem ser supervisionados por especialistas da área de Fisioterapia e de Educação Física, para garantir a segurança do paciente e lhe garantir orientações a respeito do que pode ou não ser liberado neste primeiro momento pós-cirurgia.
Caso você tenha interesse em voltar com seus exercícios após a cirurgia, converse com um profissional para discutir a respeito do seu caso! Sua segurança é mais do que importante para retornar à prática sem complicações.