A lesão do manguito rotador provoca dor no ombro que normalmente se irradia para o braço, seu tratamento vai depender do grau da lesão
Vale destacar que a escolha do tipo de tratamento é individualizada, pois depende da gravidade da lesão, da idade do paciente, do nível da dor e da perda de função.
Por isso, é extremamente importante que o paciente seja avaliado por um especialista, somente ele pode recomendar o melhor tratamento.
O tratamento na maioria das vezes é fisioterapêutico, mas em alguns casos e dependendo do grau da lesão é recomendado a cirurgia.
Contudo, o tratamento fisioterapêutico é indicado quando há lesão parcial do manguito ou tendinopatia, que é indicado alongamentos, anti-inflamatórios, correção postural e fortalecimento dos estabilizadores e rotadores do ombro.
Já quando há a necessidade do tratamento cirúrgico, o mesmo é feito por meio da artroscopia, nesse método são feitos pequenos cortes no ombro, onde é passado uma câmera e os instrumentos específicos para reparar a lesão.
Trata-se de uma técnica minimamente invasiva e muito eficiente, onde é possível ver a lesão de forma mais clara. Além disso, conseguimos reduzir a dor, a morbidade e os riscos de infecção.
Caso possuir alguma duvida sobre o assunto, lembre-se de consultar seu médico!