A resposta é: depende. Antes da cirurgia das lesões meniscais ser considerada, é necessário um diagnóstico minucioso e preciso, onde o profissional poderá avaliar o quadro com amplitude e considerar quais tratamentos se adequam às necessidades do paciente.
No caso das lesões degenerativas, que afetam principalmente a população idosa e estão relacionados ao desenvolvimento de doenças ósseas ou problemas articulares, raramente há a necessidade da cirurgia para solucionar o problema.
Já nas lesões traumáticas, um problema comum entre jovens e pessoas que praticam esportes regularmente, é possível considerar a cirurgia de acordo com o quadro clínico do paciente.
Estas considerações costumam variar de acordo com o profissional atribuído com a tarefa de auxiliar o paciente. Atualmente, com o avanço tecnológico, diversos especialistas têm indicado a cirurgia apenas em casos restritos de lesões, visto que existem alternativas menos invasivas que possam garantir conforto ao paciente (ex: infiltração com ácido hialurônico).
Para cada condição, há também um cuidado minucioso ao qual deve ser tomado. Portanto, a decisão de tratamento deve fazer parte da conversa entre o paciente e um profissional especializado na área.