Ainda que a Cirurgia do Joelho exerça um papel importantíssimo em casos de rompimento total do ligamento cruzado anterior (LCA), o sucesso deste procedimento dependerá exclusivamente das ações tomadas pelo paciente durante a recuperação.
Para lhes auxiliar nesta questão, reuni algumas orientações que devem fazer parte do pós-procedimento, tornando a reabilitação mais segura e longe de complicações. Confira:
• Repouse — O descanso é fundamental para recarregar as energias e permitir que o corpo se adeque com as alterações ocasionadas pela cirurgia. Respeite este momento e evite realizar movimentos bruscos que propiciem quedas.
• Realize a fisioterapia — Uma grande aliada da reabilitação! As sessões de fisioterapia auxiliam no fortalecimento muscular, auxiliando na realização de movimentos cotidianos após a cirurgia.
• Use os medicamentos corretamente — Em grande parte dos casos, o cirurgião responsável pelo procedimento pode indicar o uso de medicamentos relacionados ao alívio dos desconfortos na região. Lembre-se de consumi-los nos horários prescritos pelo profissional.
• Atente-se ao curativo — Para evitar possíveis infecções ou problemas na região do joelho, mantenha o curativo higienizado. Em caso de dores ou desconfortos, lembre-se de utilizar compressas com gelo sobre o local.
Além disso, com o surgimento de sintomas ou complicações na região (sangramentos, inchaços, vermelhidão, febre ou secreções), o paciente deve contatar ao cirurgião imediatamente.